Para as pessoas que tem um pet em casa, muitas vezes não é opção deixá-lo com outra pessoa na hora de embarcar para o intercâmbio. Por outro lado levar pode ser uma dor de cabeça se você não tiver as informações necessárias na hora de embarcar com o seu bichinho. No post de hoje vamos te ajudar com o passo a passo para levar seu Pet junto com você para a Ilha Esmeralda!

Olha a cara dessas fofuras
O que eu preciso saber?
Primeiro de tudo, você precisa entender que o processo é longo, e demora o tempo mínimo de 3 meses e máximo de 6 meses em média para a conclusão. Afinal o seu animalzinho precisará ficar no Brasil aguardando o resultado do exame de sorologia que é de 90 dias antes de embarcar. O processo todo consiste em:
- Aplicar o microchip de identificação no seu pet;
- Dar a vacina de raiva no seu animal;
- Ter o anti-pulgas e o vermífugo em dia;
- Fazer a sorologia da raiva (antirrábica);
- Enviar a sorologia para um laboratório;
- Aguardar 90 dias até sair o resultado;
- Tirar um certificado de saúde do veterinário de sua confiança (7 dias antes de viajar no máximo)
- Tirar o CZI (Certificado Zoosanitário Internacional) com data máxima de 10 dias antes da viagem.
Passo 1
Antes de tudo comece pelo Microchip. É necessário procurar uma clínica ou hospital veterinário de confiança neste passo. Existe um padrão de chip válido para a Europa que é o ISO 11784 e ISO11785. O Microchip precisa ser implantado antes da vacina. No dia seguinte já pode aplicar a vacina antirrábica. Aproveite para verificar se todas vacinas do seu pet estão em dia, se o anti-pulgas e o vermífugo também estão.
Passo 2
É realizado uma coleta de sangue do seu animalzinho, e depois é preciso fazer a sorologia da raiva. Tenha certeza de que o local que você escolheu está acostumado a realizar este tipo de exame, caso contrário você correrá o risco de precisar refazer e pagar novamente. O laboratório que faz essa análise precisa ser credenciado pela União Europeia, senão não é válido. Alguns laboratórios foram credenciados em 2018, mas é bom sempre fazer a consulta antes de enviar o material. Os locais disponíveis no Brasil são o Instituto Pasteur em São Paulo e o TECSA Laboratórios Ltda, de Belo Horizonte. Estes locais mencionados estão autorizados pela União Europeia a fazer esses exames e atestar que seu bichinho está imunizado da doença.
Mais informações nesse site, clique aqui.
Atenção: Os locais credenciados podem mudar de um ano para o outro, é sempre bom verificar no site acima, para quais laboratórios você pode mandar o exame. Essa informação pode ser consultada aqui.
Passo 3
Após esperar o resultado da sorologia sair, é hora de tirar um certificado de saúde do veterinário responsável pelo seu pet, informando que ele está em condições de realizar uma viagem longa. Esse documento só pode ser tirado no máximo 7 dias antes do embarque, caso haja algum atraso é necessário repetir o exame. E Depois tirar o CZI (Certificado Zoosanitário Internacional) que também tem a data máxima de 10 dias de validade contando o dia de entrada do animal na Europa. Esse Certificado pode ser emitido no Centro Controle de Zoonoses de São Paulo.
Outras informações podem ser retiradas aqui: Agricultura e Prefeitura.
Informações Adicionais
Mas afinal, você deve estar se perguntando, quanto vai me custar tudo isso? O processo não é barato, porém não é impagável. Gira entre 2mil a 15mil reais dependendo da quantidade de animais que você precisa levar, do peso e tamanho do animal, etc.
Na Irlanda, os animais só entram pelo país como carga viva, portanto não podem ser transportados na cabine com o dono. Os animais podem entrar na Europa por navio também, aí depende da sua análise e do que você acha que será melhor para o seu pet.
O pet deve estar numa uma caixa adequada para o transporte. As especificações desta caixa precisam ser verificadas antes para não ocorrer problemas na hora do embarque. Verifique se a companhia aérea não tem nenhuma restrição com alguma raça de cachorros, pugs em geral, por ter o focinho muito curto e problemas respiratórios geralmente tem restrição na maioria das companhias aéreas.
Contratar Empresas Especializadas. Sim ou não?
Quando você faz o processo todo sozinho precisa avisar a companhia aérea com antecedência que irá levar o seu pet, pois existe um limite no número de animais transportados. Algumas companhias liberam cachorros pequenos, entre 8 e 10 kg para ir na cabine, acima disso o pet precisa ir no porão. Existem empresas que fazem transporte de carga viva e se responsabilizam por todos os documentos, a caixa de transporte, e o embarque do seu pet. Sai um pouco mais caro, mas compensa, porque eles indicam os locais certos para fazer os exames,
emitem os documentos e facilitam o processo, te dando menos dores de cabeça.
No Canal da Evolve no Youtube falamos sobre como ter um pet se você já está na Irlanda, assiste lá e deixe seu like.
Espero que tenham gostado!
Nos vemos em breve!
Sláinte
Vanessa Glória